Receba nosso programa de educação ambiental em sua escola ou instituição!

Estão abertas as inscrições para escolas e instituições que desejam receber o Programa Conviver e Aprender na Natureza do Instituto Árvores Vivas.

O Programa Conviver e Aprender na Natureza foi criado a partir dos mais de 15 anos de experiência em sensibilização e ações para promoção da conexão com, na e para a Natureza, desenvolvidos pelo Instituto Árvores Vivas. Seu propósito é conduzir ações e projetos para apoiar de maneira significativa iniciativas emergentes e necessárias sob as perspectivas ecológicas, integrativas e ambientais junto às instituições que atendem crianças e adolescentes, desde a primeira infância.

Com a participação da sociedade, das instituições públicas e assistenciais, seu foco é nos impactos e benefícios para o desenvolvimento integral, saúde plena e qualidade de vida do público infanto juvenil.

O Programa Conviver e Aprender na Natureza, atua frente ao objetivo do Instituto Árvores Vivas em fortalecer o desenvolvimento e capacitação de abordagens baseadas na natureza que favorecem as intervenções na saúde, educação, assistência, cultura e meio ambiente.

O trabalho se inicia com etapas de diagnóstico e de pesquisa, seguidos de capacitações participativas, oficinas de sensibilização, ação prática de incremento da biodiversidade e implementação de estruturas de mediação e qualificação ambiental com, na e para natureza. Além disso, são também realizadas supervisões e desenvolvimento de lideranças locais, com a inserção destas lideranças em uma Rede do Programa, com incidência também na questão da crise climática e politicas públicas.

Desta forma, a proposta visa despertar e valorizar os ativos humanos e ambientais locais de forma que sejam fortalecidos, para que abordagens integradas, ativas e propositivas possam ser cada vez mais pautadas pela própria comunidade participante.

Perspectivas sobre a Metodologia para a Saúde Integral

A saúde humana é parte de um sistema global e interdependente, a compreensão de que somos partes de uma teia ecológica e que a preservação da natureza é fundamental para o bem-estar humano, é essencial para compreender a saúde em seu todo. O Instituto Árvores Vivas promove a educação, saúde e consciência ambiental reunindo diversos saberes e racionalidades para estimular a criação de vínculos e experiências educativas abrangentes.

Promover melhoria da qualidade de vida principalmente para crianças e jovens em estado de vulnerabilidade, por meio da conexão com a natureza, resgate e desenvolvimento de memórias afetivas positivas, estímulo do sistema sensorial e ampliação de conhecimento e referencial dessas populações.

A Teoria dos 4 Elementos, criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. busca explicar a natureza da matéria. Segundo ela, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água, e cada um destes elementos carrega em si diversas características e virtudes simbólicas, cada elemento está relacionado à uma estação do ano, um período de tempo em um dia, ou uma fase da vida. Relacionar-se com estes elementos naturais essenciais de forma mais profunda, pode apoiar o entendimento sobre traços de personalidade, tipos corporais e características sociais.

Estes são alguns dos tópicos da abordagem que reúne os princípios do Instituto Árvores Vivas às racionalidades e cosmologias para as atividades de sensibilização com os Adolescentes do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo, assim como oferecem bases de intervenções baseadas na natureza que podem ser aplicadas pelas equipes multi profissionais das instituições parceiras.

As oficinas são elaboradas a partir dos princípios da trimembração antroposófica e das Rodas de conversa – metodologia presente nas intervenções do Programa Saúde do Adolescente, proporcionando ampliação de conceitos teóricos, resgate de memórias afetivas e estímulos sensoriais que oferecem oportunidades para o despertar da conexão com a natureza individual de cada atendido.

Deseja receber o Programa Conviver e Aprender na Natureza na sua instituição? Para cadastrar, basta preencher o formulário clicando aqui e aguardar nosso retorno. esperamos poder criar este vínculo com vocês e a natureza ao redor!

Confira um pouco de como foi nossa parceria com o Programa de Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo:

Deixe um comentário