Está acontecendo em São Paulo, no Itau Cultural (Av. Paulista) a quarta edição da Bienal Emoção Art.ficial de 2 de julho a 4 de setembro com reflexões sobre a emergência no campo da arte cibernética.
Até o final de julho as pessoas que circularem pelo Metrô Paraíso poderão interagir com o Jardim Virtual, obra do artista mexicano Miguel Chevalier, que utiliza projetores e sensores com variedades de “plantas” que interagem com o público.
Sensores de movimento permitem que os visitantes influenciem o crescimento das plantas do jardim. Projetado em paredes que em média possuem nove metros de comprimento, as plantas se inclinam para os lados, criando cenas que vão da ornamentação barroca para um tipo de balé orgânico.
Miguel Chevalier é conhecido como um dos pioneiros da arte digital. Nascido no México e radicado na França, graduou-se na Escola Nacional Superior de Belas Artes, em Paris, no início da década de 1980. Em 1994, ingressou como artista residente na Villa Kujoyama, em Kyoto, Japão.
A exposição “Ultra Nature” é mais uma iniciativa do programa “Ação Cultural do Metrô”, que caracteriza-se por ações transitórias de cunho artístico-cultural e visam agregar qualidade ao relacionamento do Metrô de São Paulo com a população.