“Nhe’Ery – onde os espíritos se banham”

Em maio, estreia uma nova exposição no Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo

No ano passado foi inaugurado o Museu das Culturas Indígenas O espaço pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e representa uma conquista para a luta indígena. É o primeiro museu construído e conduzido por indígenas no Brasil.

Representa a cultura de povos como Tupi guarani, Krenak, Kaingang, Terena, entre tantos outros. A gestão é compartilhada por meio do Conselho Indígena Aty Mirim. Esse novo conceito de museu fortalece o protagonismo indígena. Sem dúvida é um marco histórico. 

É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. 

No dia 27/05, estreia a nova exposição do Museu das Culturas Indígenas, “Nhe’Ery – onde os espíritos se banham”. A mostra reproduz a atmosfera da Mata Atlântica e convida o público a participar de uma vivência sensorial, com elementos da mata que ativam os sentidos do tato, olfato, visão, audição e propriocepção (noção espacial). Uma caminhada no Parque da Água Branca e na aldeia Yvy Porã integram a programação da Semana de Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica, promovida pelo Museu. Ciclo formativo, encontros, exibição de documentário e lançamento de livro também fazem parte da programação de maio do MCI. 

Com a curadoria de Sonia Ara Mirim, Mestre de Saberes do Museu das Culturas Indígenas, a mostra, que também traz dados e informações sobre preservação e meio ambiente. Serão realizados, ainda, dois encontros com representantes de povos indígenas que compartilharão conhecimentos, rezas, cantos, perspectivas de vida e os processos históricos da mata pela perspectiva indígena, em 27 e 28/05.

Museu das Culturas Indígenas
Local: R. Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo/SP
Entrada: participação gratuita nas atividades.

Mais informações no site museudasculturasindigenas.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: