“Nossas cidades estão fadadas ao colapso porque você não sabe o que acontece em sua volta, você não sabe nem de onde vem a sua comida. Sua casa polui demais, seu esgoto vai poluir, seu lixo vai poluir. Se você olhar hoje um jovem na cidade, ele se sente perdido naquilo tudo: Quem sou eu? O que eu faço aqui? Meus avós plantavam a própria comida, faziam a própria casa, tinham seus remédios. O sentido da vida era maior.” (Edson Hiroshi)

Muito mais do que um manual, neste livro o autor é também um relato pessoal da própria história, para ilustrar o problema de se viver desconectado à natureza. Escrito por Edson Hiroshi, agrônomo e idealizador da Ecovila “Clareando”, ao qual se refere como um manual “que propõe uma mudança interna”.
A vida ecológica envolve, também, repensar atividades do cotidiano, as formas de higiene pessoal, uso e consumo de determinados produtos, alimentação e autocuidado. Estas dimensões que envolvem “estilo de vida” são, muitas vezes, reduzidas à esfera individual, por isso, pensadas fora da esfera da coletiva. No entanto, os hábitos pessoais também devem ser politizados e repensados ao se fazer uma mudança para a sustentabilidade. Uma obra com conteúdo didático e informativo, o livro Unidade da Vida, é um manual de “informações essenciais” sobre como realizar tarefas básicas do cotidiano, tudo sob uma perspectiva ecológica.
“Repare, na natureza, nada polui. Cocô de elefante na floresta não é poluição. Então é simplesmente ler o que a natureza já escreveu. E repetir.” Hiroshi não ensina apenas a plantar, mas alardeia a quem estiver disposto a ouvir tudo de bom que a natureza nos dá, numa troca magnífica. Basta estarmos dispostos a interagir com a vida. Unidade de Vida é, na verdade, uma reavaliação dos atuais valores, face a tudo o que precisamos resgatar, antes que seja tarde.