
O objetivo do projeto em parceria é estimular a relação entre os alunos, professores e funcionários, com as áreas verdes e espaços naturais revitalizados, por meio de encontros práticos de sensibilização. Ampliar as oportunidades de contato com a natureza e incentivar a inserção da temática da natureza nas propostas pedagógicas, como por exemplo, na temática do evento anual de Ciências ou até mesmo na Festa Junina.
Lourival Junior e Julia Finotti têm conduzido as atividades, nas quais puderam fazer um mapeamento do espaço da escola e apresentar o aplicativo iNaturalist.
“As atividades foram feitas com os menores, até 12 anos. Eles gostam bastante e acharam uma proposta inovadora. Ficam eufóricos pois ainda não sabem lidar com atividades mais livres.” Lourival tem uma impressão bem positiva das ações.

“As professoras gostam das atividades e nos perguntam sobre o manejo de algumas plantas. E eu aprendo muito também, cada vez mais.”
Helena Lenzi, que faz parte da equipe do Instituto Árvores Vivas, foi com Lourival fazer manutenção na área e preparar tudo para a atividade mão na massa que acontecerá em breve. Ela conta um pouco do que viu. “Fomos fazer a manutenção das placas, instalamos algumas que já estavam prontas”, diz Helena. “No início de maio, vamos começar com um mutirão de limpeza, trazendo conscientização a respeito de resíduos. Vamos criar uma gincana com essa função para todos perceberem os impactos dessa questão. Depois podemos cuidar das mudas de árvore que já existem no local, abrindo uma coroa em volta para adubação.”
Trabalho e ideias para ações são infinitas.
“Temos a ideia de fazer coleta seletiva de resíduos na escola. Quero sugerir para que se faça uma composteira. Conversar com pessoal da cozinha e da manutenção, porque eles que estão lá todos os dias.” Esse é o desejo de Lourival.
“A escola é enorme é também um ponto de encontro de famílias. Podemos ter diálogos nesse sentido. Se a rua estiver limpa, as pessoas ficam até constrangidas de jogar um papel no chão.”
