
Pesquisas recentes descobriram que os jovens podem fazer contribuições valiosas para os esforços da comunidade científica – suas observações atendem o mesmo nível das observações realizadas por adultos em termos de qualidade de pesquisa! O estudo analisou dados do aplicativo iNaturalist, uma plataforma onde os participantes carregam fotos georreferenciadas de todos os tipos de organismos, colaborando em rede para a coleta de informações relevantes, e a formação de um banco de dados que pode apoiar ações e estratégias para preservação de vida selvagem. Os dados deste website podem ser utilizados por pesquisadores de todo o mundo, e quanto maior a validação da qualidade e veracidade das informações submetidas, melhor para apoiar a conservação da biodiversidade por meio de pesquisa.
Os pesquisadores, do Reino Unido e Estados Unidos, deste estudo publicado em 2021 na revista científica Diversity, descobriram que crianças e adolescentes usuários do aplicativo e site, compartilharam observações de alta qualidade na mesma proporção que os adultos, fornecendo dados sobre tipos distintos de espécies, diferentes daquelas normalmente observadas por adultos. Concluiu-se que participações ativas de jovens podem abrir muitas oportunidades para participarem de projetos de investigação científica, desenvolverem habilidades, e compreensão de como a ciência pode ser uma pratica ativa no dia a dia da vida de toda sociedade.
O INaturalist também tem sido aplicado como ferramenta no programa Conviver e Aprender na Natureza, do Instituto Árvores Vivas. Ele é uma prova de que os avanços tecnológicos podem nos ajudar a compreender melhor a natureza e como interagimos com os espaços coabitados com tantos seres. Com ele, é possível compartilhar imagens, identificar espécies e debater vários tópicos relacionados à ciência natural. É uma comunidade global de cientistas cidadãos que contribuem com suas descobertas para o conhecimento sobre a biodiversidade. Você pode fazer parte dessa comunidade, servindo como um observador de natureza, fotografando as espécies que encontra na sua região e compartilhando essas informações com outros usuários.
O INaturalist gratuito e está disponível tanto para computadores como para smartphones.
link: inaturalist.org
Participe dos projetos de mapeamento de organismos do Instituto Árvores Vivas
Rede de Territórios das Instituições Parceiras do Programa Conviver e Aprender na Natureza
