
O Programa Conviver e Aprender na Natureza desenvolve ações e projetos para apoiar de maneira significativa iniciativas emergentes e necessárias sob as perspectivas ecológicas, integrativas e ambientais. Com a participação da sociedade, dos equipamentos públicos, seu foco é nos impactos e benefícios para o desenvolvimento integral, saúde plena e qualidade de vida do público infanto juvenil. Temos como objetivo fortalecer o desenvolvimento e capacitação de abordagens integrativas ambientais com base na saúde, educação, assistência, cultura e meio ambiente.
O trabalho se inicia com processos diagnósticos e de pesquisa, seguidos de capacitações participativas, oficinas de sensibilização, ação prática de incremento da biodiversidade e estruturas de mediação com, para e na natureza. Além disso, são também realizadas supervisões e desenvolvimento de lideranças locais, com a inserção destas lideranças em uma rede do programa. Assim, buscamos moldar uma proposta que desperte e valorize os ativos humanos e ambientais de forma que sejam fortalecidos, para que abordagens com essa integração possam ser cada vez mais pautadas pela própria comunidade participante.

Perspectivas sobre a Metodologia para a Saúde Integral
A saúde humana é parte de um sistema global e interdependente, a compreensão de que somos partes de uma teia ecológica e que a preservação da natureza é fundamental para o bem-estar humano, é essencial para compreender a saúde em seu todo integrativo. O Instituto Árvores Vivas promove a educação, saúde e consciência ambiental reunindo diversos saberes e racionalidades para estimular a criação de vínculos e experiências educativas abrangentes.
Promover melhoria da qualidade de vida principalmente para crianças e jovens em estado de vulnerabilidade, por meio da conexão com a natureza, resgate e desenvolvimento de memórias afetivas positivas, estímulo do sistema sensorial e ampliação de conhecimento e referencial dessas populações.
A Teoria dos 4 Elementos, criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. busca explicar a natureza da matéria, segundo ela, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água, e cada um destes elementos carrega em si diversas características e virtudes simbólicas, cada elemento está relacionado à uma estação do ano, um período de tempo em um dia, ou uma fase da vida. Compreender estes elementos naturais, apoia o entendimento sobre traços de personalidade, tipos corporais e características sociais.
Estes são alguns dos tópicos da abordagem que reúne os princípios do Instituto Árvores Vivas às racionalidades e cosmologias para as atividades de sensibilização com os Adolescentes do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo. As oficinas são elaboradas a partir dos princípios da trimembração antroposófica e das Rodas de conversa do Programa Saúde do Adolescente, proporcionando ampliação de conceitos teóricos, resgate de memórias afetivas e estímulos sensoriais que são as raízes da atuação do Programa Aprender e Conviver na Natureza.
