O projeto Casas do Adolescente e Programa Conviver e Aprender na Natureza foi aprovado por meio de edital em setembro de 2022 para receber apoio do Instituto Mahle. O projeto que tem nesta primeira fase, 12 meses de duração, está sendo aplicado presencialmente nas Casas do Adolescente de Pinheiros, Heliópolis, M’Boi Mirim e Taboão da Serra.
Em 2022 nossa equipe realizou diversas etapas de preparação e alinhamento interno de toda equipe para melhor execução da proposta. Também aplicamos diferentes etapas de diagnóstico que inclui: desenvolvimento de mapas biogeográficos, históricos e sócio culturais da região de cada Casa do Adolescente; e entrevistas com profissionais, adolescentes atendidos e seus responsáveis para avaliar a Percepção e Relação com a Natureza.
Neste primeiro semestre de 2023, semanalmente cada dupla de facilitadores conduz oficinas de sensibilização com adolescentes atendidos para que desenvolvam maior vínculo e oportunidades de conexão com, na e para a natureza. E mensalmente são realizados pelos coordenadores do projeto, encontros de capacitação das equipes profissionais que atuam em cada uma das Casas.
Criada na Alemanha, em 1964, a Fundação Mahle expandiu para países como Polônia, Japão, Romênia e Brasil. Fundado em 2007, o Instituto Mahle busca o desenvolvimento humano em sua essência espiritual, psíquica e orgânica, e a integração do ser humano com a natureza e o universo. E apoia iniciativas nessa direção, com ponto de partida nos conceitos antroposóficos, trazidos por Rudolf Steiner.



As Casas do Adolescente estão inseridas no Programa de Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo, que conta atualmente com dezenove CASAs – Centros de Atenção à Saúde do Adolescente, em diversas regiões do Estado e da Cidade de São Paulo. O Programa foi idealizado pela Profa Dra Albertina Duarte Takiuti – Renomada Médica Ginecologista, Obstetra, Cirurgiã e Coordenadora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo.
O objetivo geral do projeto em parceria é disseminar informação e conhecimento sobre os impactos e benefícios das experiências na natureza para o desenvolvimento integral e saúde plena dos adolescentes e de toda sociedade. Ao final das ações de capacitação e sensibilização, serão implementados por meio de mutirão ações e estruturas mediadoras que ampliam a presença, relações e oportunidades de intervenções em conexão com a natureza.