Já parou para pensar nos benefícios do contato com natureza?

Cada vez mais estudos científicos mostram que frequentar áreas naturais só melhora a saúde. Essa pesquisa finlandesa associa a rotina de frequentar áreas verdes (parques e florestas) e azuis (lagos e mares) ao menor uso de medicamentos para depressão, ansiedade, insônia, pressão alta e asma. 

O estudo selecionou 16 mil moradores das cidades de Helsinque, Espoo e Vantaa, acima de 25 anos e que frequentam espaços verdes e azuis em um raio de um quilômetro de casa. Outros fatores levados em consideração foram renda familiar, escolaridade, comportamentos de saúde, poluição do ar e ruídos ao ar livre. Uma das conclusões identificadas é que o que traz benefícios não é a quantidade de espaços naturais próximos da residência, mas a frequência de visitas a esses espaços. Quem passeia de três a quatro por semana em parques e florestas têm 33% menos probabilidade de usar antidepressivos e ansiolíticos, além de chances 36% menores de usar remédios para pressão arterial e chances 26% menores de usar remédios para asma.

O estudo foi financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Academia Científica da Finlândia. Artigo científico foi publicado na revista Occupational and Environmental Medicine em janeiro de 2023. Os autores são de diferentes institutos de pesquisa com especialidades nas áreas de saúde, bem estar, bioeconomia, psicologia, medicina, biologia, meio ambiente e recursos naturais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: