No dia da árvore, 21/09/2007 o Projeto Árvores Vivas foi gentilmente convidado a compartilhar um pouco de informações e visões com os colaboradores da GS1 Brasil. Trata-se da associação responsável pela regulamentação do sistema de código de barras e automação comercial (www.gs1.org.br). Eles possuem um lindo trabalho de responsabilidade sócio-ambiental sendo desenvolvido pelo grupo “De Mãos Dadas” e também adotam a praça próxima a sede da associação, cuidando e preservando o local.
Foi muito bom poder expor um pouco da história do projeto, como começamos esta jornada e também refletir juntos sobre a importância das árvores nas nossas vidas! Em certo momento da palestra, foi traçada uma analogia com a identificação dos produtos através do código de barras e os vários sistemas de identificação e análise das árvores, inclusive abordando como calcular a idade das árvores através da contagem dos anéis de crescimento. Também foram exploradas as características morfológicas externas e a análise microscópica. Vários desses dados e informações foram gentilmente cedidos e indicados pelo biólogo Raphael Pigozzo – funcionário da xiloteca do IPT /USP e também o Professor Gerógio Ceccantini – especialista em árvores da USP.
Muitos vieram após a palestra comentar que lembraram de pessoas especiais da família e também da cidade natal! Outros foram sensibilizados e gostaram muito de ter contato com a visão do projeto. Ao final, todos foram convidados a explorar a mesa com amostras de madeiras (gentilmente cedida pela xiloteca do IPT), sub produtos das árvores e os livros de referência do pesquisador Harri Lorenzi (www.plantarum.com.br).
A energia do grupo de colaboradores que assistiu a palestra foi muito positiva, todos saímos com um lindo sorriso no rosto! FELIZ DIA DAS ÁRVORES!!!